sexta-feira, setembro 18, 2009

Politiquices

Transcrevo um texto publicado no blog Sociedade Anónima para atingir dois objectivos:
1º Responder de uma forma elevada que confesso eu não conseguiria, ao Duartinho por ele se ter referido a mim como "Boys do Poder".
2º Mostrar a alguns pseudo intelectuais, que se julgam donos das palavras e do saber, que há alguém (Nuno Pereira - Sociedade Anónima), que domina a escrita melhor do que eles. Eles - sabem quem são.

«Talvez não esperassem os “boys” do poder que tão depressa a sua participação política fosse reconhecida. Eles sabem-no certamente, embora o senhor candidato do psd não o reconheça, que todos têm igual dignidade, que os discursos e as opiniões não têm hierarquias. O senhor candidato não gostou da intervenção deles e vem para a “net” revelar a intolerância fundamental contra quem não o apoia. Aquela expressão “à falta de trabalho” era bem escusada; revela falta de solidariedade e aproxima-o perigosamente da opinião daqueles que defendiam que o “trabalho liberta”. Mas essa sentença revela ainda outra coisa: o tipo de preocupação, aquilo que consubstancia a cogitação e os trabalhos do senhor candidato: as “malandrices” e as “tropelias” de um grupo de “ociosos”.
Depois acha estranho que lhe denunciem as incongruências. Lemos o que tem escrito e nada mais intuímos que um rol de banalidades e um cerimonioso elenco de lugares comuns. Encafuado rigidamente numa estratégia como de uma armadura impenetrável se tratasse, ante a pobreza de ideias prometeu, a soldo do sucesso dessa estratégia, ideias bem fresquinhas para quando o entendesse. Esperamos pacientes o momento da sublime iluminação e o momento de não menos sublime divulgação dessas ideias fundamentais. Que não senhor, que essas ideias fundamentais, e que lamentava na altura não poder discutir -- porque apresentá-las fora de tempo era um rombo fatal na estratégia --, já lá estavam afinal quando fez a apresentação da candidatura. Sem comentários… Vem este “marinheiro de cabotagem” prometer a descoberta de Novos Mundos. Percebe-se agora porque razão o segundo e terceiro da lista se faziam rogados…
Há porém uma nota que não pode ficar no tinteiro! Quando não se concorda, de nada vale o recurso à estratégia pueril de atacar as pessoas. Vendo a qualidade das suas ideias e propostas políticas não poderíamos esperar grande coisa do argumentário que teceria em sua defesa, mas também não esperaríamos que de entrada cometesse o pecado de “baixa política” que denuncia nos outros. Podia aproveitar as críticas para reforçar as suas ideias, dar-lhe peso, revelar as suas potencialidades e, ao mesmo tempo, revelar a fraqueza das objecções. Não, nada disso. Quem o critica “não sabe”, “não entende”, “desconhece”… De um lado o grupo dos ignorantes, dos que nunca pegaram numa enxada, do outro lado, pelos vistos, a postura de arrogante e jactante omnisciência do candidato.

Já agora, a defesa do seu “entreposto” seria hilariante se tal ideia não continuasse mendicante! Então é a ponte …sobre o vazio!? De nada vale esperar que o novel candidato pare um pouco para pensar, para deixar ressoar na consciência, como um eco, tudo quanto diz. Talvez pudesse depois concluir que afinal o que lhe faltam são críticos (e auto-críticos) e que são apenas esses os que puxam pelo Cérebro sem o qual não se constrói activamente nada. Será difícil entender que os produtos antes de chegarem ao mercado passam por uma cadeia de valor -- que os acondicionam, os promovem, os distribuem … -- e que essa cadeia de valor, que aumenta o preço relativamente à produção, cria valor -- deve ocorrer o mais possível com gente e empresários locais de Barroso? Afinal, ainda não deu conta do valor do nome “Montalegre”.»

8 comentários:

Afonso (nome falso) disse...

Realmente concordo com o que se diz aqui. O Duartinho é mesmo muito jovem, e mostra não ser um bom político, sem prejuízo de ser um bom profissional naquilo em que se mete. Contudo, irei votar neste jovem , pois o outro professor do partido oposto é corrupto. Permitam-me repetir, é CORRUPTO. Como é que eu sei? Porque tenho provas documentais! Só ainda não sei se as envio para o site da Coligação castiça ou se envio aqui para o Barroso AM. Em um dia ou dois, saberão.

AM 1 disse...

Oh amigo Afonso (nome falso), quase pareces o Duartinho a prometer o programa eleitoral.

"Eu tenho, mas um dia vou apresentar"

Quem tem expõe, não tem medo, não se deixa só pelas ameaças.

O Duartinho tem medo em expor o programa, porque assim fica sujeito à análise e à critica e não tem estofo politico para o defender e o Afonso (nome falso), é igual se tivesse alguma coisa de jeito já a tinha exposto.

Anónimo disse...

botei uns comentas lá no blog do Pilecas Gonçalves e o gaijo nem uma letra publicou.Fiquei com tanta raiva que bou lhe tirar um retrato muito grande pra pendurario na torre grande do castelo e bou escrever assim:
"pilecas gonçalves prá cambra"

Anónimo disse...

acho que o Pilecas está a fazer a campanha da voó Nelinha. Será?

Anónimo disse...

O sr Nuno Pereira podia explicar lá no blog dele qual é o valor de Montalegre! Será que ele sabe?

Fora do concelho o quando se fala em montalegre todos dizem que é a terra dos tiros, pistolas e facadas. Uma imagem muito diferente daquela que os atuais responsaveis da Câmara querem fazer passar. Nestes anos todos que lá estiveram pouco fizeram para a mudar!

AM 1 disse...

Para este último anónimo:

Certamente o Dr. Nuno Pereira saberá perfeitamente explicar-lhe o valor de Montalegre, melhor do que eu, mas deixe que lhe diga:

Em que País tem vivido nos últimos tempos?
Tem saído de casa? Tem ligado a Televisão? Tem falado com pessoas de outras regiões?

Um concelho, pegue na Maria um Domingo e vá conhecer novos sitios, fale com as pessoas, veja TV... acorde para a vida... o Mundo não parou...

Sabia que o Salazar já morreu????

Anónimo disse...

Sr. AM o Mundo não parou mas Barroso esse tem vindo a regredir de dia para dia se pelo menos esta linda terra se encontrasse como à 10 anos atrás. Eu ficava satisfeito mas está bem pior. Ao sr AM é que lhe fazia bem ir pelo menos a chaves.

sem mais
.........

Anónimo disse...

Os que falam de Chaves não sabem o que dizem. Chaves não evoluiu teve foi um POLIS que foi criado pelo PS e que foi ganho, imagine lá pelo Sr. Altamiro. O que fez o PSD em Chaves foi com o que o PS lhe deu, e eles aproveitaram, nem os projectos foram eles que fizeram!
informe-se